• 8
    Shares

CNN – Certidão Negativa de Naturalização

Alguns italianos ao emigraram para o Brasil se naturalizaram brasileiros abrindo mão de sua nacionalidade mãe.

Com isso, o direito à cidadania se encerrava ali e seus descendentes não poderiam mais serem reconhecidos italianos. A CNN (Certidão Negativa de Naturalização) é um documento obrigatório à ser apresentado na entrada de sua prática ao reconhecimento justamente por isso, pois é ela que comprova que seu ascendente não se naturalizou brasileiro e, portanto, não renunciou sua nacionalidade italiana.

Agora que você já retificou todos os documentos para seu processo de reconhecimento, está na hora de obter a CNN (Certidão Negativa de Naturalização) e neste post, vamos te ensinar passo a passo para emitir e também autenticar.

Este certificado é expedido pelo site Ministério da Justiça. É gratuito e fica pronto na hora!

 

Acesse o site do Ministério da Justiça:

http://www.justica.gov.br/acesso-a-sistemas/e-certidao

 
CNN

 

Nos primeiros campos se localizam os dados do Requerente, neste caso são seus dados.

Nos campos seguintes, os dados à serem inseridos são do seu antenato. É importante ter em mãos a certidão de nascimento, pois os dados devem ser preenchidos exatamente iguais com as informações do documento obtido na Itália. 

É necessário também inserir as variações do nome de seu ascendente italiano. (Indicado por um sinal amarelo “+”).

Essas variações ocorrem pelo “abrasileiramento” dos nomes italianos. Por isso é comum que os nomes das certidões possam estar diferentes, como exemplo Giuseppe que passa a ser chamado por José, Giovanni por João ou Giambattista por João Batista. Nesse campo, os nomes a serem incluídos são relacionados aos dados que você encontrar nas certidões brasileiras. Algumas vezes não só o nome, mas o sobrenome também pode estar diferente. E assim você clica em “+” novamente e vai incluindo todas as variações que constarem nos seus documentos.

Por que razão colocamos as variações? Porque estamos solicitando ao Ministério da Justiça para que ele procure em seus registros se existe uma naturalização em nome de nosso antenato tanto com seu nome italiano, quanto com o nome qual era conhecido no Brasil.

*Independente se você corrigir/retificar o nome de seu antenato nas suas certidões, essas variações ainda são necessárias e devem constar na CNN.

Após clicas em Emitir, irá abrir uma janela com a certidão em formato .PDF para que você possa fazer o download e imprimir. Concluímos a primeira etapa.

 

Como Autenticar a CNN

CNN

Depois de emitir a CNN, é necessário autenticá-la.

É bem simples: basta retornar à página e-Certidão e clique em Autenticar CNN, inserir o número do Protocolo da Certidão, a Data e Hora da emissão e clicar em Consultar.

Novamente será aberta outra janela e você também deverá imprimir essa folha e guardar junto à CNN. Ambos documentos devem ser traduzidos e apostilados.

 

A Exceção à Regra

O fato do seu antenato ter se naturalizado brasileiro não significa automaticamente que você perdeu o direito ao reconhecimento. Mas para isso, é importante observar duas informações:

– Quando seu antenato se naturalizou;

– Quando seu filho nasceu (Filho qual lhe transmite o direito).

Caso a naturalização tenha ocorrido antes do nascimento do filho, seu antenato não era mais italiano e por isso o direito não pôde ser transmitido.

Já quando a naturalização ocorreu após o nascimento do filho, seu antenato passou o direito a seu filho pois naquele momento ele ainda era italiano.

Assim, quando for emitir a CNN no site do Ministério da Justiça, você irá receber outro certificado: o CPN (Certificado Positivo de Naturalização).

 

Antenato Morou em Outro País?

Importante: Caso seu antenato italiano tenha morado em outro país, além do Brasil (ex. antes de imigrar para o Brasil, morou temporariamente na Argentina), também é necessário solicitar uma Certidão Negativa/Positiva de Naturalização deste país, junto às autoridades competentes do local onde tenha residido.

 

Como Apresentar a CNN?

Depois que sua CNN estiver pronta, a Certidão deverá ser traduzida para o italiano por um tradutor juramentado e apostilada de acordo com a Convenção de Haia.

Assim terminamos mais uma etapa para o reconhecimento de sua cidadania italana.

 

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida?

Deixe nos comentários que logo vamos te responder!

50 Comments

  • Cristiano Ghirardo

    Prezados(as), Saudações, No dia 21 de fevereiro recebi o comunicado de deferimento de minha cidadania italiana. Agradeço muito a ajuda do Grupo Itália Ponto Doc, com suas orientações e esclarecimentos sobre a Lei italiana e suas respostas pontuais. Em tempo, repasso meu agradecimentos também ao Senhor Fábio Barbiero, que tanto me ajudou nessa empreitada. Atenciosamente e Sempre, Cristiano Ghirardo

  • Giorgio Palatini

    Matias
    Buenas tardes, vivo en Argentina, soy brasileño y estoy tratando de obtener la ciudadania italiana, me solicitan el CNN de mi padre.
    Uds hacen el tramite de traducción y apostillado ?

    Gracias

    Giorgio

  • Luiz CUNHA PAIVA CLAUDIA CUNHA

    Olá, estou na Itália e protocolei os documentos, porém está suspenso, a Cnn está perfeita, porém o oficial não aceita pq no óbito consta naturalisado e eleitor, no roda pé da página fala que o italiano se declarou naturalizado só apenas isso, pode ser um erro de cartório, já que a Cnn foi emitida normalmente, detalhe não tem nenhuma variação no nome, mande email para o Mj, sem resposta, existe uma possibilidade do cartório alterar,por não ter como provar, porém temos medo da não renuncia. O que fazer.

  • Patrícia

    Por favor, você saberia me informar onde consigo a CNN de meu bisavô na Argentina? Ele veio da Itália e morou por algum tempo em Buenos Aires. Obrigada!

  • Mariana

    Oi Matias! Eu preenchi errado na certidão, mas não autentiquei. Tem como fazer uma segunda via ou teria que esperar 1 ano? Ótimas dicas que vc tá passando.

  • Tiago Bruno

    Olá, Matias! Primeiramente, parabéns pela explicação maravilhosamente clara.

    Posso tirar uma dúvida com você? Preciso apostilar a CNN junto da autenticação, traduzir e em seguida apostilar novamente? Para alguns documentos, soube que o processo funciona dessa forma (com dois apostilamentos). Para a CNN, isso também se aplica? Desde já, muito obrigado!

  • Valdineia

    Olá Matias, Tudo bem?
    Gostaria de tirar uma duvida, a certidão de nascimento do meu antenato consta o nome Salvador Andrea e consta escrito, altri nome: Fortunato, o que significa esse altri nome, seria um nome do meio,? Em todas as outras certidões constam somente Salvador Andrea, na emissão da CNN como devo escrever as variações?
    Pode me ajudar?
    Obrigada e Parabéns pelo Blog!!

    • Manuella

      Olá Valdineia e Matias, você conseguiu obter a resposta dessa pergunta? estou enfrentando o mesmo problema e não sei se preciso retificar todas as certidões para acrescentar esse “altri nome” ou não! gostaria de uma ajuda!
      Obrigada

  • Luíza

    Olá Matias, vi no outro posto sobre retificação uma foto com as variações do nome Giuseppe.
    Meu antenato também era Giuseppe. Gostaria de saber se eu devo colocar todas aquelas variações na cnn. Obrigada

    • Matias

      Olá Luiza,

      Não se confunda! As variações à serem inseridas no momento de emitir a CNN são que aparecem nas certidões de sua linha de transmissão!
      Isso é, se na certidão de nascimento aparece Giuseppe e em todas as demais aparecem José, os nomes em questão são apenas esses dois. Entendeu?

    • Matias

      Olá Denise,
      Tudo certo?

      Depois que você emitir a CNN você deverá encaminhá-la para um tradutor juramentado e traduzir tanto a CNN quanto a Autenticação.
      Posteriormente, ela deverá ser encaminhada ao cartório para ser apostilada conforma a convenção de Haia. (Neste momento a CNN também será materializada).

      Abraços

  • Alexandre Matos

    Olá Matias!!
    Muito bacana valeu pelas dicas.
    A Cnn possui validade de um ano certo? Eu já tenho todos os documentos mas pretendo ir pra Itália só no final do ano que vem quando terminar meus estudos. Você sabe me dizer se eu tenho que emitir quando eu estiver próximo de viajar pra garantir? Pergunto porque eu gostaria de emitir agora pra confirmar que ele não se naturalizou e não sei bem se tem como emitir uma segunda via. Onde eu solicitaria a segunda via da cnn? Mais uma vez obrigado

  • Bruno Junior

    Olá Matias Parabéns Pelo Blog!
    Me ajuda com uma questão, eu preciso traduzir a cnn e a autenticação também ou apenas a cnn? Muito obrigado amigo.

    • Matias

      Olá Bruno,
      Muito obrigado!

      Você precisa traduzir tanto a CNN quanto a Autenticação. E depois, ela deverá ser apostilada conforma a convenção de Haia.

      Abraços

  • Édina

    Olá obrigado pelas dicas
    Gostaria de saber se Pedro e Pietro são considerados nomes abrasileirados e se preciso corrigir o documento de óbito por causa disso. O nascimento e casamento são italianas e vieram como Pietro mas no óbito e nos documentos dos filhos deles aparece Pedro. Esses documentos também precisam de correção? Grata

    • Matias

      Olá Édina,
      Tudo certo?

      Neste caso não se tratam de erros e não precisam ser retificados.
      Mas é importante que esta variação seja inserida na hora de emitir a CNN.

      Abraços

  • Ferreira

    Olá Matias boa tarde eu quero sabe se eu consigo emitir a negativa mesmo antes de conseguir a certidão de batismo do italiano pois essa é a única que falta pro meu processo obrigado

  • Mariana Lima Duarte

    Olá Matias, tudo bom?

    Estou com uma dorzinha de cabeça e gostaria de saber se você poderia me ajudar.
    Eu emiti a CNN com todas as variações do sobrenome do meu bisavô (são apenas duas) e consta que ele não se naturalizou brasileiro.
    Mas na certidão de óbito aparece a informação de que ele era eleitor, ou seja, é possível que ele tenha se naturalizado?
    Já verifiquei e todos os dados que coloquei pra retirar a CNN estão todos corretos.

    Obrigada e Parabéns pelo blog.

  • Marcos Vinícius

    Olá Matias, então quer dizer que eu não preciso retificar o nome do meu avô? Só colocar na cnn e eles vão entender que é o italiano? O sobrenome dele e Lazzarotto mais depois vira Lazarotti. Voc? pode dizer o q eu faço?

    • Matias

      Olá Marco,
      Tudo certo?

      Não é assim que funciona.
      Os campos a serem preenchidos com as variações serve para sabermos se existe uma naturalização em nome de nosso antenato tanto com seu nome ITALIANO, quanto com o nome qual era conhecido no BRASIL.
      Se você tem alguma dúvida sobre as retificações, sugiro dar uma olhada neste post que eu preparei.

      http://italiapontodoc.com/retificacao-dos-documentos/

  • Marcelo Dutra

    Bom dia. Estou tentando emitir a cnn atualizada do meu nonno mas estou dendo dificuldades com o site. Sabe me dizer o que acontece? Agradeço

  • Márcia

    Se meu avô se naturalizou mas o pai dele não (no caso meu bisa veio da italia com a família) eu posso pedir a cidadania através dele? Ou eu perdi o direito? Obg

    • Matias

      Olá, Marcia

      Infelizmente isso não é possível pois a transmissão se encerra ali.
      Se esse é seu caso, é importante observar a data de nascimento do seu pai e verificar se foi antes ou depois da naturalização.
      A naturalização não significa a perda do direito.

      Abraços

  • Karla Nunes

    Oi Matias,

    Gostaria de tirar uma duvida que pode ser de mais alguem tambem

    A Estratto Di Nascita está assim

    Bertelli Lorenzo figlio di Daniele e di Carolina Lazzarini.

    A ordem do nome ou sobrenome influencia em algo ?

    Outra coisa eu preciso colocar no nome da mãe o sobrenome Bertelli?

    Grazie

    • Matias

      Olá, Karla
      Tudo bom?

      Não se preocupe com a ordem dos nomes, não muda em nada. Sobre o nome da mãe, você deve colocar exatamente como aparece na certidão de nascimento, ok?

      Abraços

  • Jonas

    Ola Matias falando sobre a naturalização do meu antenato tem alguma diferença se o filho nasceu no Brasil? Olha meu trisavo veio com a esposa e um filho pro brasil e aqui ele teve meu bisavo antes de se naturalizar mas meu bisavo ainda era criança. Isso queri dizer que o direito parou no bisavo?

    • Matias

      Olá, Jonas

      Se o filho nasceu antes da naturalização do pai, não tem problema nenhum.
      Isso não lhe tira o direto ao reconhecimento. Fique tranquilo 🙂

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *