• 2
    Shares

Encontrar as Certidões para o Prática de Cidadania Italiana

Agora que você já sabe que tem o Direito ao Reconhecimento da Cidadania Italiana e quais são os Documentos Necessários, está na hora de encontrar as certidões para dar entrada no seu processo.

É um importante passo, pois serão com estes documentos que você irá comprovar às autoridades italianas que você descende de fato de um cidadão italiano.

Reunindo as Certidões para tirar Cidadania Italiana

 

O Documento de seu Antenato

Como falado anteriormente, o documento mais importante para o seu processo é a certidão que comprova o nascimento de seu antenato na Itália. Seja esta Certidão de Batismo ou Nascimento.

E a pergunta é: Como chegar até este documento?

 

Bom, o primeiro passo a ser dado é descobrir quem é o italiano de sua família.

Conversar com os avós e parentes mais velhos é fundamental, pois eles têm informações valiosas sobre seus antepassados, como nomes, locais de nascimento e datas aproximadas. Em alguns casos, você acaba descobrindo até alguns documentos originais, alistamento militar, cartas e fotografias que ainda estão guardados.

 

Solicitando Documentos em Cartórios No Brasil

Nem sempre você vai conseguir todas as informações que precisa com seus avós. Algumas vezes seu antenato pode ser seu trisavô, o que dificulta ainda mais, gerando dúvidas sobre o local exato de seu nascimento.

Dessa forma, deve-se fazer o caminho de trás para frente, começando a reunir as suas próprias certidões de nascimento e eventual casamento.

Importante: Solicite aos cartórios para que as certidões estejam em formato Inteiro Teor, pois além de ser o formato obrigatório para ser apresentado em seu processo, neste documento contém literalmente uma cópia fiel de tudo que consta na folha do cartório. São informações importantíssimas que irão ajudar a formar sua linha de transmissão e a encontrar as certidões.

Seu nascimento, por exemplo, você poderá localizar dados de seus avós e endereço de seus pais, o que pode indicar o possível local de casamento dos dois. Outra dica para descobrir o local de casamento, é observar o local de nascimento do filho mais velho. É provável que sejam na mesma cidade.

Já na certidão de casamento de seus pais, você irá encontrar as informações de data e local nascimento dos dois, e novamente informações sobre seus avós.

Com esses dados em mãos, você irá agora solicitar a certidão de nascimento de seu pai ou mãe da linha de transmissão de seu antenato. Se o italiano é o bisavô de seu pai, por exemplo, são os documentos dele que você irá reunir. Não são necessários os documentos dos cônjuges.

Uma dica para quem possui a certidão de casamento de algum ascendente, mas não consegue encontrar a certidão de nascimento, é pedir ao cartório onde foi realizado o casamento a Habilitação de Casamento. São as cópias dos documentos apresentadas pelos noivos para poderem se casar.

Na certidão de óbito você também irá encontrar algumas destas informações, como data e local de nascimento, nome dos pais e também os nomes dos filhos.

Vá seguindo estes passos até que finalmente você chegue ao seu antenato e sua árvore genealógica esteja completa. Com sorte você terá, além do nome do italiano, os nomes dos pais dele e até a data e local de nascimento.

 

As Certidões Do Antenato

Agora você já tem todas as certidões suas e de seus antepassados e ainda não conseguiu encontrar o Comune onde seu antenato nasceu?

Utilizando a dica que demos há pouco, caso seu antenato tenha nascido na Itália e se casado no Brasil, peça ao cartório onde ele se casou a habilitação de casamento. É provável que ao fazer o requerimento para se casar, seu antenato tenha informado sua data e local de nascimento. E com sorte, até mesmo exista algum documento que comprove isto, como por exemplo a cópia da Certidão de Nascimento.

No entanto, se seu antenato nasceu e se casou na Itália, o documento que deverá utilizar é o óbito. É claro que, esta certidão não terá informações tão interessantes como no casamento, justamente porque o declarante do óbito não foi ele mesmo. Sendo assim, muitas vezes quem declarava dizia apenas que o antenato tinha nascido na Itália, não sabendo indicar exatamente o local.

Encontrar as Certidões
Museu da Imigração de São Paulo

 

Consultas em Acervos Online

Outro recurso útil para quem está procurando informações sobre os imigrantes italianos é o registro de desembarque disponibilizado em arquivos públicos estaduais.

Há milhares de documentos disponíveis para pesquisa como relação de embarque, desembarque, passaportes entre outros. Com alguns dados pode se fazer uma rápida consulta.

– Arquivo Público do Estado de São Paulo – www.museudaimigracao.org.br

– Arquivo Público Mineiro – www.siaapm.cultura.mg.gov.br

– Arquivo Público do Estado do Espírito Santo – www.imigrantes.es.gov.br

– Arquivo Público do Paraná  – www.arquivopublico.pr.gov.br

 

Dica de Ouro

Uma grande dica e talvez uma das mais importantes para quem está em busca do reconhecimento à Cidadania Italiana, é persistência e paciência. Com bastante dedicação você irá encontrar as certidões e poder realizar seu sonho da dupla cidadania, por isso não desista! E caso não encontre ou tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. Vamos ter o prazer em ajudá-lo!

 

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida?

Deixe nos comentários que logo vamos te responder!

54 Comments

  • Larissa Brasil

    Olá eu já tenho a certidão de meu dante causa e já entrei em contato com o comune pra eles mandarem outra via pra mim porque a que eu tenho é muito antiga mas até agora não tive resposta. Enviei e-mail e carta pra eles em setembro do ano passado e até agora nada.
    Tem outra forma de conseguir falar com eles? Como não falo italiano fico insegura de ligar para o comune. Agradeço a atenção.

  • Nélson

    Caro Matias,
    Já tenho todas as certidões necessárias, no entanto no Certificato di Battesimo do bisavô, o sobrenome dele foi grafado com a letra “U”, quando o correto é com a “O”. Fiz uma pesquisa com os parentes dele (pai, irmão, filhos) e outras pessoas não necessariamente parentes, e todos tem o mesmo sobrenome com a letra “O”.
    Pergunto: é possível a Cúria responsável pela autenticação do Certificato di Battesimo retificar o documento, uma vez que em todos os registros, tanto na Itália como no Brasil, a grafia correta é com a “O”.
    Obrigado.

  • Théo

    Oi Matias, tudo bem? Estou em busca da certidão do meu antenato e nas certidões de óbito e casamento apontam que ele é natural de Rovigo. Tenho as certidões em inteiro teor e essas são as únicas informações que eu consegui. Já pedi a habilitação do casamento mas não encontrei nada que pudesse ajudar e já enviei um email para o comune de Rovigo há uns 2 meses e eles não respondem. O que eu posso fazer neste caso? Pensei em entrar em contato com as paróquias. Tem outra saída? Ele nasceu em 1910

    • Matias

      Olá Théo, tudo certo e contigo?
      Nem sempre os comunes respondem pelo excesso de e-mails que recebem diariamente com pedidos de informações e documentos.
      É importante saber que Rovigo, além de uma Comune (cidade) é também uma Província (estado). É o mesmo que dizer que seu antenato é de São Paulo. Pode ser tanto da capital quanto do estado, entende?
      O correto neste caso é através de uma pesquisa genealógica procurar individualizar o comune para finalmente entrar em contato solicitando a certidão. Não te aconselho sair enviando e-mails para todas as igrejas sem antes saber pelo menos a cidade de nascimento. Além disso, como seu antenato nasceu em 1910 (após o registro civil) você não irá utilizar a certidão de batismo e sim a de nascimento: Estratto per Riassunto dell’Atto di Nascita.

      • Théo

        Oi então eu sei que vou precisar do Estratto di Nascita. Pensei em mandar um e-mail para as paróquias para confirmar se ele tinha nascido na cidade de Rovigo já que o comune não responde mas olhando agora parece uma missão impossível. Você tem como me ajudar? Tem whatsapp ou posso te enviar por e-mails os documentos que eu já tenho?

  • Cristofher

    Opa eu já possuo todos meus documentos e estou indo pra itália fazer meu reconhecimento no ano que vem gostaria de saber se eu tenho que retirar o documento do italiano de novo? ele nasceu em Verona e a data da certidão é de outubro de 2017. vou ter que pedir um novo documento? se sim, quanto tempo de antecedencia?

    • Matias

      Olá Cristofher,

      Me diz uma coisa, você sabe em qual comune vai dar entrada no seu pedido de reconhecimento? Quem pode responder esta questão é o oficial do comune.
      A certidão italiana tem validade de 6 meses mas não são todos os comunes que seguem esta exigência. Se for possível entrar em contato com o oficial, ele lhe dirá sobre a necessidade de uma certidão atualizada.

      E caso seja necessário, envie um e-mail pra gente. Ficaremos contentes em retirar a certidão pra você 🙂
      contato@italiapontodoc.com

      Abraços!

      • Cristofher

        Opa blz? Ainda não sei o lugar que vou tirar a cidadania mas acho melhor garantir porque a certidão está escrito IL PRESENTE CERTIFICATO É VALIDO 6 MESI DALLA DATA DI RILASCIO. você pode me mandar um orçamento?

  • Suzana

    Oi pessoal, parabéns pelo site! <3
    Estou terminando de reunir minha documentação e preciso de um help. Meus avós não se casarem e meu pai é filho fora do casamento. Como é este meu avô que me dá o direito eu preciso encontrar também a certidão de casamento do meu avó com sua esposa?
    Obrigada pela atenção

    • Matias

      Olá Rosane!
      A busca de documento é realizada quando o cliente já conhece o local de origem do seu antenato, tendo em mãos uma cópia ou transcrição do documento solicitado.
      Já no seu caso, se trata de Pesquisa Genealógica, pois ainda não sabe onde se localiza exatamente o documento, tendo apenas a indicação da província ou nem mesmo nenhuma indicação do local.

      Você pode enviar um e-mail pra nós com as informações que já possui?
      Obrigado!

      contato@italiapontodoc.com

  • Ana Clara

    Bom dia pessoal,
    Eu já possuo a certidão italiana de nascimento e óbito do meu dante causa mas não encontro a de casamento. Meus trisavós se casaram na itália e vieram com a família para o Brasil.
    Qual o próximo passo pra encontrar esta certidão? Pode me ajudar? Obrigada

  • Paulo Maia

    opa, parabens pelo blog.
    minha duvida eh sobre retirar as certidoes, eu preciso ir ate o cartorio pessoalmente pra retirar a segunda via ou tem outra maneira?

  • Daianne e Pedro

    Olá Matias e Denise, muuuito obrigado pelas dicas!
    Preciso tirar uma dúvida com vocês, eu acho que já sei a resposta mas só pra confirmar lá vai. Eu tenho que retirar as certidões em inteiro teor só as que eu ainda NÃO tenho ou TODAS as certidões devem estar nesse formato? Porque partindo de mim até a minha mãe eu já tenho nascimento e casamento em formato simples comigo.
    Agradeço desde já!

  • Felipe

    Amigo, minha prima está com os documentos prontos e vai dar entrada no brasil. eu quero tirar a cidadania na italia, eu posso levar copias autenticadas? serão em inteiro teor + a certidão de nascimento do antenato, ou eu preciso tirar todas as certidões de novo?? obrigado

    • Matias

      Olá Felipe,

      Cópias autenticadas não são válidas. Cada processo é individual e você deverá emitir as certidões novamente em formato inteiro teor.
      Abraços.

  • João Pedro

    Olá pessoal. Parabéns pelo conteúdo! Minha dúvida é a seguinte: fui retirar as segundas-vias originais de minhas certidões (nascimento e casamento) e a atendente do cartório me perguntou se eu preciso delas tipo fotocópias ou digitadas. Qual é necessária pra fins do processo de reconhecimento? Abraço!

  • Juliano Palokowskk

    Olá tenho uma dúvida.
    A moça do cartório do RS leu errado o nome do meu bisavô nos manuscritos, mesmo eu tendo mostrado outras certidões dos irmãos do meu bisavô onde tem o mesmo nome que ela errou e mesmo assim ela não quer arrumar. Consegui que me enviassem da Itália o certificado de nascimento do meu bisavô italiano e agora ela quer que a certidão tenha a assinatura da Curia. A moça lá da Itália disse que não é necessário.
    Obrigado.
    O que me sugere?

  • Leila

    Olá Matias, preciso de ajuda.
    Na certidão de casamento do meu vô aparece a cidade onde ele nasceu no Rio Grande do Sul.
    Porém, o cartório onde deveria estar o registro me disse que a certidão não está lá! O que eu faço?
    Obrigada

      • Leila

        Não, a atendente apenas me respondeu por e-mail dizendo que iria procurar a certidão e mais ou menos uma semana depois eu liguei para o cartório e eles me informaram que esse registro não foi feito lá.

        • Matias

          Nesse caso solicite ao cartório a certidão negativa do registro.
          Assim você terá certeza de que o documento realmente não se encontra neste cartório.

  • Maycon

    Boa tarde…

    gostaria de saber se quando eu for pra italia pra tirar minha cidadania, o documento do italiano que eu vou precisar é atto di nascita e certificato di battesimo? ou eu preciso de só um? se for só um deles, qual eu levo pro comune?

    brigado

    • Matias

      Boa tarde Maycon,

      Qual a data em que seu antenato nasceu?
      Será utilizado apenas uma certidão. Caso ele tenha nascido após o registro civil, o documento a ser utilizado deverá ser o Estratto per Riassunto dell’Atto di Nascita. Do contrário você deverá apresentar o Certificato di Battesimo.

      Abraços.

      • Maycon

        na certidão de casamento fala que foi em 1/03/1902 mas no óbito diz que ele faleceu em 1957 com 60 anos. então a correta é a certidão de nascimento mesmo né…

        • Matias

          Sim, a Certidão de Nascimento – Estratto per Riassunto dell’Atto di Nascita.

          Sobre a diferença de idade nas certidões, é possível solicitar ao cartório a correção destes dados. A finalidade das retificações é uniformizar as informações para que o oficial que vai analisar seus documentos não tenha dúvida de que se trata da mesma pessoa.

  • Ana Paula

    Olá, conseguimos todas as certidões brasileiras, mas faltam nascimento e casamento do italiano.
    Não fazemos ideia onde estão. Temos os nomes dos pais e a data de nascimento aproximada. Tem uma maneira fácil de descobrir??? Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *